A Santa Missa Tridentina, também conhecida como Missa de Sempre, Missa Tradicional, Missa em Latim, Missa dos Apóstolos ou Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, é a Missa como foi celebrada pela Igreja até os anos 1960.
Rito antiquíssimo e venerável, jamais abolido, verdadeiro tesouro da Santa Igreja.
Vestimenta e Modéstia
Devemos nos vestir adequadamente para a Santa Missa, com modéstia e pudor. As roupas não devem causar distração àqueles que estão em nossa volta.
Devemos honrar, interior e exteriormente, a presença real de Nosso Senhor.
Em sinal de humildade diante de Nosso Senhor, tradicionalmente as mulheres mantêm o piedoso uso do véu.
Na entrada da Igreja geralmente há uma caixa com véus para as mulheres. Ao término da missa, lembrar de devolver.
Orientações
Não se come dentro da Igreja, nem se toma líquidos, nem mesmo água.
Na igreja não se usam aparelhos celulares e outros semelhantes, nem mesmo para mensagens.
Onde sentar-se
Em vários locais isso não é obrigatório, mas a tradição é de que homens sentem ao lado da epístola (à direita de quem olha para o altar) e mulheres do lado do evangelho (à esquerda de quem olha para o altar).
As famílias podem sentar-se em qualquer lugar. Lembrando: namorados e noivos não constituem ainda família.
Silêncio
Deve-se manter o silêncio dentro da Igreja: antes, durante e após a Missa. Não se conversa dentro da Igreja (exceto explicação discreta da liturgia para crianças ou para alguém que está conhecendo a Missa Tridentina, por exemplo).
Durante a Missa, há muitos momentos de silêncio em que, atentos, rezamos.
Aqueles que desejarem conversar são encorajados a fazê-lo do lado de fora da igreja, após a Santa Missa, em voz baixa, em respeito ao Santíssimo Sacramento.
Participação dos fiéis e respostas
A participação mais importante na Missa é a participação interior – prestar atenção nas cerimônias elevando nosso coração e mente em oração silenciosa e unindo-nos em intenção às orações do sacerdote.
No entanto, pode-se certamente, cantar junto ao coro e rezar as respostas das orações, descritas no ordinário.
Língua
A Missa é rezada em latim, língua oficial da Igreja. Geralmente há alguns livros disponíveis do Ordinário da Missa para que os fiéis possam acompanhar as orações fixas do rito.
Nesse mesmo livro, você encontrará as orações em latim e sua tradução para o português.
Pode-se também, se preferir, acompanhar a Missa em silêncio.
Orientação do Sacerdote
O sacerdote está voltado para o Crucifixo e o Sacrário. Ele e os fiéis estão voltados para o Altar. Assim, “de costas para o povo”, ele está, na verdade, à sua frente, como líder, como aquele que, em nome da humanidade, mostra-se diante de Deus, e, agindo Cristo por Ele, oferece o santo sacrifício.
O padre, de frente para Deus e junto do povo age como um capitão, o guia a nau da Igreja rumo ao mistério do céu; juntos, na mesma direção, pastor e ovelhas se colocavam em marcha para o Senhor.
Posições dos fiéis durante a Missa
No ordinário, há indicações das posições a serem adotadas pelos fiéis, mas se você está indeciso ou não sabe quando ficar de pé, sentar-se ou se ajoelhar, simplesmente siga aqueles à sua volta.
Sagrada Comunhão
Recebe-se a comunhão de joelhos, essa postura mostra nosso respeito a Nosso Senhor Eucarístico. Quem não pode ajoelhar-se pode obviamente recebê-la de pé.
Recebe-se a Hóstia consagrada sobre a língua (na boca) e não se responde “Amém”. O sacerdote o fará em seu lugar enquanto lhe administra a Santa Comunhão.
Após a Santa Missa
Recomenda-se permanecer em oração depois da Santa Missa para a ação de graças ou simplesmente para fazer companhia a Jesus sacramentado. É um grande benefício!