A gravidade moral do voto nulo e da abstenção eleitoral à luz da doutrina católica

Artigo Escrito por: Alyson Felix | Lumen Fidei

lumenfideibr.com

23 de outubro do ano do Senhor de 2026

Introdução

A participação dos católicos na vida política constitui uma questão moral que ultrapassa o simples exercício de um direito civil. A escolha dos governantes, a elaboração das leis e a organização da sociedade influenciam diretamente o bem comum, a vida das famílias, a educação, a justiça e as condições em que a Igreja pode realizar livremente sua missão.

Dessa realidade nasce uma pergunta: Pode o católico abster-se das eleições ou anular deliberadamente seu voto sem faltar aos seus deveres morais? A resposta exige um exame cuidadoso da doutrina da Igreja, especialmente dos ensinamentos de Leão XIII, São Pio X e Pio XII.

Não seria correto afirmar que a Igreja estabeleceu uma condenação universal do voto nulo ou da abstenção eleitoral. Entretanto, também seria errado sustentar que essas decisões são moralmente indiferentes, pois a omissão voluntária diante de uma obrigação relativa ao bem comum pode revestir-se de verdadeira gravidade.

O presente estudo examina os princípios permanentes, suas aplicações históricas e os critérios necessários ao discernimento moral.

 

1.    O fundamento da responsabilidade política

 

A doutrina católica reconhece que o homem não foi criado para viver isoladamente. Sua natureza é social, e a convivência humana exige instituições e autoridades capazes de ordenar os esforços individuais ao bem comum.

Consequentemente, o homem possui deveres não apenas para consigo mesmo e sua família, mas também para com a sociedade.

Em sua encíclica Immortale Dei, publicada em 1º de novembro de 1885, Leão XIII explica a responsabilidade dos católicos diante da ordem civil. Nos números 43 a 46, recomenda a participação prudente nos assuntos públicos, particularmente quando ela oferece oportunidades de promover justiça e defender os interesses da religião:

43. Dessas decisões dos Sumos Pontífices, cumpre absolutamente admitir que a origem do poder público deve atribuir-se a Deus, e não à multidão; que o direito à rebelião repugna a razão; que não fazer nenhum caso dos deveres da religião, ou tratar da mesma maneira as diferentes religiões, não é permitido nem aos indivíduos nem às sociedades; que a liberdade ilimitada de pensar e d emitir em público os próprios pensamentos de modo algum deve ser colocada entre os direitos dos cidadãos, nem entre as coisas dignas de favor e de proteção.

44. Do mesmo modo, cumpre admitir que, não menos que o Estado, a Igreja, por sua natureza e de pleno direito, é uma sociedade perfeita; que os depositários do poder não devem pretender escravizar e subjugar a Igreja, nem lhe diminuir a liberdade de ação na sua esfera, nem lhe tirar seja qual for dos direitos que lhe foram conferidos por Jesus Cristo. Nas questões do direito misto, é plenamente conforme à natureza, bem como aos desígnios de Deus, não separar um poder do outros, e ainda menos pô-los em luta, mas sim estabelecer entre eles essa concórdia que está em harmonia com os atributos especiais por cada sociedade recebidos da sua natureza.

45. Tais são as regras traçadas pela Igreja Católica relativamente à constituição e ao governo dos Estados. Esses princípios e esses decretos, se se quiser julgar somente deles, não reprovam em si nenhuma das diferentes formas de governo, visto que estas nada têm que repugne à doutrina católica, e, se forem aplicadas com sabedoria e justiça, todos podem garantir a prosperidade pública. Bem mais, não se reprova em si que o povo tenha sua parte maior ou menor no governo; isto até, em certos tempos e sob certas leis, pode tornar-se não somente uma vantagem, mas um dever para os cidadãos. Demais, não há para ninguém justo motivo de acusar a Igreja de ser inimiga quer de uma justa tolerância, quer de uma são e legítima liberdade.

46. Efetivamente, se a Igreja julga não ser lícito pôr os diversos cultos no mesmo pé legal que a verdadeira religião, nem por isso condena os chefes de Estado que, em vista de um bem a alcançar ou de um mal a impedir, toleram na prática que esses diversos cultos tenham cada um seu lugar no Estado.

Leão XIII, Immortale Dei, nn. 43-46

 

O Pontífice observa que o afastamento dos católicos da vida pública pode facilitar a ascensão daqueles cujos princípios oferecem poucas garantias ao bem do Estado.

O raciocínio possui um fundamento moral importante: a omissão também pode produzir consequências pelas quais uma pessoa seja responsável, especialmente quando existia um dever de agir.

Isso não significa que qualquer resultado político desfavorável possa ser imputado individualmente a quem deixou de votar. Para existir culpa moral, é necessário determinar a obrigação concreta, a liberdade da pessoa e a relação entre sua omissão e o dever negligenciado.

Todavia, a doutrina de Leão XIII impede considerar o desinteresse absoluto pelos assuntos púbicos como uma atitude necessariamente inocente.

A participação política deve ser orientada pela justiça, pela prudência e pela busca do verdadeiro bem comum.

 

2.     A política não está separada da moral

 

Uma das ideias combatidas pelo Magistério tradicional é a concepção de que a vida política constituiria um domínio inteiramente independente da lei moral.

Embora o poder civil possua competências próprias e legítimas, suas ações permanecem submetidas à ordem moral.

Na encíclica Sapientiae Christianae, de 10 de janeiro de 1890, Leão XIII desenvolve os deveres dos cristãos enquanto cidadãos:

28. Ora, para efetuar essa união dos espíritos e uniformidade de ação que tão formidável é, e com razão, aos inimigos do catolicismo, a primeira condição é a concórdia de sentimentos à qual com zelo ardente, e singular gravidade de palavras, exorta São Paulo aos Coríntios: “Eu vos conjuro, irmãos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que tenhais todos uma mesma linguagem e que não haja cismas entre vós; mas que vivais numa perfeita unidade de sentimentos e de afetos” (1Cor 1,10).

29. A sabedoria desse preceito é evidente. Efetivamente o pensamento é o princípio da ação, e daqui resulta que não se podem concordar as vontades nem combinar as ações, onde os modos de pensar forem diversos. Entre os que só a razão reconhece por guia, raro ou nunca se encontrará unidade de doutrina, porque o caminho da ciência está cheio de tropeços, a inteligência humana é fraca por natureza e, sobre fraca, deixa-se distrair pela variedade de opiniões e muitas vezes enganar pelas impressões externas, além disso acresce a influência das paixões que tão amiúde, tira de todo, ou diminui a capacidade de descobrir a verdade. E eis a razão por que no governo político se recorre muitas vezes à força, para suprir com ela a união que falta aos espíritos.

30. Melhor é a condição dos cristãos – os quais recebem da Igreja a regra da sua fé e sabem com certeza que, obedecendo à sua autoridade e deixando-se guiar por ela, estão com a verdade. Por isso assim como uma só é a Igreja, porque um só é Jesus Cristo, também entre os cristãos de todo o mundo uma só é e deve ser a doutrina “um Senhor, uma fé” (Ef 4,5). Tendo todos o mesmo espírito de fé (cf. 2Cor 4,13), possuem o salutar princípio do qual espontaneamente dimana para todos um mesmo querer e um mesmo agir.

31. Mas, como manda o apóstolo São Paulo, essa unanimidade deve ser perfeita.

32. A fé cristã não se funda na autoridade da razão humana, mas no testemunho da razão divina. Cremos que a revelação é verdadeira “não pela intrínseca verdade das coisas percebidas com a luz natural da razão; mas pela autoridade do mesmo Deus que revela e que não pode enganar-nos”. Segue que quaisquer verdades, que conste serem reveladas por Deus, a todas e a cada uma devemos igual e pleno assentimento. Negar crédito a uma só que seja, é quase o mesmo que rejeitá-las todas; pois tanto destroem o fundamento da fé os que negam que Deus falasse aos homens, como os que põem em dúvida a sua infinita verdade e sabedoria.

33. Agora, quanto a determinar quais sejam as doutrinas reveladas, é missão da Igreja docente a quem Deus confiou a guarda e a interpretação da sua palavra, e o doutor supremo na Igreja é o pontífice romano. Por isso, assim como a união dos espíritos reclama uma perfeita concórdia na mesma fé, assim também requer uma completa submissão e obediência das vontades à Igreja e ao pontífice romano, como a Deus mesmo.

Leão XIII, Sapientiae Christianae, nn. 28-33

O documento ensina que o católico não deve comprometer os direitos de Deus e da Igreja por conveniência política. Também reconhece que existem diferenças legítimas entre opiniões acerca da organização e administração doso assuntos temporais.

Essa distinção é essencial.

A defesa de princípios morais fundamentais não se confunde com a adesão obrigatória a um partido ou com a imposição de determinada solução administrativa.

Duas pessoas podem concordar quanto à obrigação de proteger a família, a justiça e os direitos da religião, mas divergir honestamente sobre determinados meios econômicos, administrativos ou institucionais.

Portanto, o dever de participar politicamente não autoriza transformar toda preferência partidária em obrigação religiosa.

O juízo político católico exige a distinção entre:

·       Princípios morais que devem ser respeitados;

·       Questões práticas sujeitas à prudência;

·       Preferencias individuais ou partidárias que não possuem autoridade doutrinal.

A consciência cristã não deve abdicar da verdade moral. Porém, tampouco se deve atribuir à Igreja escolhas particulares que ela não realizou.

 

3.                    A importância da ação dos católicos segundo São Pio X

 

Na encíclica Il fermo proposito, de 11 de junho de 1905, São Pio X apresenta a necessidade de uma atuação católica organizada em benefício da religião e da sociedade.

“Veneráveis Irmãos, quanto ajudam à Igreja esses grupos seletos de católicos que se propõem precisamente a reunir e concentrar todas suas forças vivas para combater com todos os meios justos e legais a civilização anticristã: reparar a todo modo as gravíssimas desordens que dela provêm; trazer de volta Jesus Cristo na família, na escola e na sociedade; reestabelecer o princípio da autoridade humana como representante da autoridade de Deus; ter em alta conta no coração os interesses do povo — e particularmente os da classe trabalhadora e rural — não só infundindo no coração de todos o princípio religioso, única fonte verdadeira de consolo nas angústias da vida, mas consagrando-se a enxugar suas lágrimas, amenizando suas penas, melhorar sua condição econômica com medidas acertadamente conduzidas; aplicar-se, portanto, em conseguir que as leis públicas estejam nos moldes da justiça e que sejam corrigidas ou suprimidas aquelas que se opuserem à justiça; enfim, defender e sustentar com ânimo verdadeiramente católico os direitos de Deus em todas as coisas e aqueles não menos sagrados direitos da Igreja.”

São Pio X, Il fermo proposito, 1905

Entre os objetivos dessa ação, o Papa menciona a promoção da justiça nas leis, a proteção da família, a defesa dos direitos da Igreja e a melhoria das condições materiais e morais da população.

O documento evidencia que o compromisso cristão com a sociedade não se resume à participação em eleições.

São Pio X também reconhece a importância de utilizar legitimamente os meios oferecidos pelas instituições civis.

Entretanto, no mesmo documento, o Pontífice reafirma que a participação dos católicos italianos no poder legislativo nacional permanecia geralmente proibida, admitindo dispensas em circunstâncias particulares.

Essa disposição possui grande importância histórica.

Ela demonstra que a participação política, embora normalmente recomendável, deve ser considerada à luz das condições concretas e das legítimas determinações da autoridade eclesiástica.

Assim, a doutrina tradicional reconhece simultaneamente a necessidade de ação dos católicos na sociedade e a possibilidade de restrições prudenciais a determinados meios dessa atuação.

 

4.                    O precedente histórico do Non expedit

Para compreender adequadamente a doutrina sobre a abstenção eleitoral, é indispensável conhecer o chamado Non expedit.

Após os acontecimentos políticos que atingiram os Estados Pontifícios e a situação da Santa Sé na Itália, foram estabelecidas restrições à participação dos católicos nas eleições políticas nacionais italianas.

A expressão latina Non expedit significa, aproximadamente, que tal participação não convinha. Posteriormente, a autoridade eclesiástica esclareceu o caráter proibitivo dessa orientação naquele contexto.

Em sua carta Quale debba, de 14 de maio de 1895, Leão XIII reafirmou a proibição relativa às eleições políticas italianas, distinguindo-as das eleições administrativas locais, cuja participação considerava louvável.

Qual deve ser a regra de conduta a ser observada pelos católicos na Itália quanto à participação nas chamadas eleições políticas, já foi suficientemente declarado e frequentemente confirmado por esta Sé Apostólica. É muito conhecida a Carta dirigida aos bispos pela Sagrada Penitenciária, por ordem do nosso predecessor Pio IX (de abençoada memória), na qual se declarava: — Dadas todas as circunstâncias, não convém participar de tais eleições.

Como, porém, essa definição vinha sendo distorcida por muitos para um sentido oposto, outro Decreto da congregação do Santo Ofício, datado de 30 de junho de 1886, com a nossa aprovação, acrescentou o seguinte: O “não convém” (non expedit) implica uma proibição, ficando claro, assim, o dever dos católicos de se absterem dessas eleições.

Nós mesmos, posteriormente, declaramos de viva voz que, o quanto a participação nas eleições municipais é digna de louvor e hoje deve ser sumamente promovida, o mesmo tanto deve ser evitado a participação nas eleições políticas, a qual, por causas de ordem suprema, de modo algum convém; dentre as quais está a atual condição imposta ao Pontífice Romano, que certamente não corresponde à plena liberdade e imunidade do Ministério Apostólico.

 

Leão XIII, Quale debba, 1895

 

O documento constitui uma evidência decisiva contra a tese de que toda abstenção eleitoral é necessariamente pecaminosa.

Em determinadas circunstâncias históricas, a própria Santa Sé determinou que os fiéis se abstivessem de participar de certas eleições.

Não se pode, portanto, interpretar a obrigação de votar como um preceito universal e incondicionado, independentemente das circunstâncias.

O princípio moral permanece: procurar o bem comum e respeitar a lei de Deus.

Os meios concretos de cumprir esse dever podem variar.

 

5.     A resposta da Sagrada Penitenciaria sobre a gravidade moral

Outro documento histórico possui valor especial para nosso estudo.

No volume XIX da publicação Acta Sanctae Sedis, em sua página impressa 95, encontra-se uma comunicação de 30 de julho de 1886, assinada pelo Cardeal Raffaele Monaco La Valletta.

“Ilustríssimo e Reverendíssimo Senhor,

Arraigou-se em muitíssimas dioceses da Itália a opinião de que é lícito comparecer às urnas políticas, desde que a Sagrada Penitenciária, ao ser consultada sobre isso, respondeu apenas: não convém (non expedire).

Para que se afastasse todo equívoco, porém, o Santíssimo Padre, ouvida a sentença dos Eminentíssimos Senhores Cardeais Inquisidores Gerais, meus colegas, mandou declarar que o “não convém” implica uma proibição. Eu, portanto, ao comunicar esta declaração a Vossa Excelência, vejo-me obrigado a acrescentar que o Santíssimo Padre, nestas circunstâncias, mantém firme tal proibição.

Será também muito útil a Vossa Excelência conhecer as respostas que a Sagrada Penitenciária deu no ano de 1883 aos Bispos que a consultavam, tanto no que diz respeito ao pecado que se comete, quanto às censuras em que se incorre ao participar das eleições políticas. Quanto ao pecado, isto é, se deveria ser tido como réu de culpa grave aquele que desse seu voto para a eleição de Deputados, a resposta foi: “portar-se-á nos casos particulares segundo a sua consciência e prudência, ponderadas todas as circunstâncias”. Quanto às censuras: “incorrer ou não em censuras, por causa das eleições políticas, depende das circunstâncias do fato e das disposições de ânimo dos eleitores; as circunstâncias e disposições devem ser ponderadas segundo as normas que, na referida matéria, são apresentadas pelos autores aprovados”.

Nesse ínterim, rogo a Deus todo o bem para Vossa Excelência.

Roma, 30 de julho de 1886.

Muito dedicado no Senhor, R. CARD. MONACO.”

 

Acta Sanctae Sedis, vol. XIX (1886–1887), p. 95.

 

O documento recorda respostas fornecidas pela Sagrada Penitenciaria em 1883, diante de dúvidas sobre a participação nas eleições políticas italianas.

Uma dessas dúvidas consistia em saber se a pessoa que participasse da eleição de deputados, contrariando a orientação então existente, deveria ser considerada culpada de pecado grave.

A resposta determinava que os casos particulares fossem avaliados segundo a consciência e a prudência, consideradas todas as circunstâncias.

É importante observar o alcance exato desse documento.

Ele não trata do voto nulo contemporâneo, mas da responsabilidade moral de quem participasse de eleições abrangidas por uma proibição eclesiástica específica.

Ainda assim, demonstra um princípio relevante: a qualificação moral de uma conduta eleitoral não deve ignorar as circunstâncias concretas.

Mesmo diante de uma disciplina que proibia determinada participação, a autoridade eclesiástica reconhecia a necessidade de examinar cuidadosamente a imputabilidade moral.

Esse ensinamento histórico reforça a necessidade de evitar julgamentos precipitados.

 

6.     Pio XII e o dever grave de votar

 

Chegamos ao pronunciamento mais diretamente relacionado ao tema.

No dia 10 de março de 1948, Pio XII dirigiu-se aos párocos e ao clero da Diocese de Roma, abordando, entre outros assuntos, as eleições italianas que se aproximavam.

O contexto era particularmente delicado. O Papa destacava que a composição do Parlamento poderia influenciar questões fundamentais relativas à religião, à Igreja e ao bem-estar da sociedade.

Foi diante dessas circunstâncias que formulou uma advertência extraordinariamente severa.

 

“Nas presentes circunstâncias, é estrita obrigação para todos os que possuem esse direito, homens e mulheres, tomar parte nas eleições. Quem se abstém, especialmente por indolência ou covardia, comete em si um pecado grave, uma culpa mortal.”

 

Pio XII, discurso Una ben intima gioia, 10 de março de 1948.

 

Pio XII acrescentou que cada pessoa deveria votar segundo sua consciência, escolhendo candidatos ou listas que oferecessem garantias verdadeiramente suficientes para a proteção dos direitos de Deus e das almas, e para o verdadeiro bem dos indivíduos, das famílias e da sociedade.

É necessário considerar os dois pontos em conjunto.

Primeiramente, o Papa reconheceu que a omissão eleitoral poderia constituir matéria gravemente pecaminosa.

Em segundo lugar, determinou que a escolha fosse orientada por critérios morais objetivos, e não simplesmente por preferências pessoais ou interesses materiais.

A declaração não pode ser reduzida a uma ordem para comparecer às urnas independentemente das escolhas disponíveis.

A obrigação que Pio XII descreveu envolvia uma participação consciente, orientada à defesa de bens determinados.

Também não se deve eliminar a expressão inicial do pronunciamento: “nas presentes circunstâncias”.

Essas palavras indicam que o juízo pontifício estava diretamente relacionado à situação histórica examinada.

O ensinamento permite reconhecer a possibilidade de pecado grave por abstenção, mas não autoriza afirmar que qualquer ausência eleitoral, em todos os tempos e lugares, constitui automaticamente pecado mortal.

O discurso foi publicado no órgão oficial da Santa Sé, Acta Apostolicae Sedis, volume 40, de 1948, página 119.

 

7.     O que significa votar segundo a consciência?

 

A doutrina católica reconhece a importância da consciência moral como juízo pelo qual a pessoa avalia aquilo que deve realizar ou evitar.

Contudo, a consciência não transforma automaticamente em bom tudo aquilo que alguém deseja.

Uma consciência reta necessita ser formada pela verdade, pela lei divina e por critérios racionais.

Aplicada às eleições, essa obrigação impede que o católico adote como único critério o benefício individual, a simpatia pessoal, a identificação partidária ou a promessa de vantagens econômicas.

O julgamento deve considerar a capacidade do governante de promover a justiça, proteger os direitos fundamentais e respeitar a ordem moral.

Também é necessário distinguir a avaliação de um candidato da aprovação irrestrita de todas as suas opiniões ou ações.

A participação eleitoral é um ato complexo, realizado em circunstâncias concretas, e a responsabilidade moral depende daquilo que a pessoa escolhe, pretende e razoavelmente prevê.

Por isso, votar segundo a consciência exige investigação, prudência e discernimento.

Não é suficiente alegar que determinada escolha foi realizada livremente; é necessário perguntar se ela foi examinada à luz do bem e da verdade.

 

8.     A abstenção eleitoral pode constituir pecado?

 

Sim, a abstenção pode constituir pecado quando representa a omissão voluntária e injustificada de um dever moral efetivamente existente.

O próprio pronunciamento de Pio XII, em 1948, demonstra que essa omissão pode revestir-se de matéria grave.

Entretanto, nem toda abstenção possui o mesmo objeto moral.

Considere algumas situações distintas.

 

Primeira situação: a abstenção por indiferença.

Uma pessoa reconhece a importância das eleições, dispõe de condições para participar e compreende que existe uma obrigação séria de contribuir para a defesa do bem comum. Apesar disso, recusa-se a agir simplesmente por preguiça ou desprezo pelo dever.

Nesse caso, existe fundamento para reconhecer uma falta moral, cuja gravidade dependerá da obrigação concreta e das demais circunstâncias.

 

Segunda situação: a impossibilidade legítima.

Uma pessoa encontra-se impossibilitada de participar por doença, força maior ou outro impedimento relevante.

A impossibilidade real pode excluir a responsabilidade por uma omissão que não foi livremente escolhida.

 

Terceira situação: a abstenção por discernimento moral.

Uma pessoa examina seriamente as opções disponíveis e conclui que não pode apoiar nenhuma delas sem contrariar sua consciência.

Essa situação não pode ser equiparada automaticamente à negligência ou à covardia condenadas por Pio XII.

É necessário verificar se a conclusão foi bem fundamentada, se as alternativas foram compreendidas corretamente e se não existem outras formas moralmente lícitas de cumprir o dever de procurar o bem comum.

 

Quarta situação: a abstenção orientada por uma determinação legítima.

O precedente histórico do Non expedit demonstra que determinadas circunstâncias já levaram a própria autoridade eclesiástica a ordenar a não participação em eleições específicas.

Portanto, a abstenção não possui uma única qualificação moral, aplicável indistintamente a todos os casos.

 

9.     E o voto nulo?

 

O voto nulo intencional exige uma análise própria.

É necessário distinguir, em primeiro lugar, a anulação deliberada de um voto que se torna inválido por erro material do eleitor.

No primeiro caso, existe uma decisão consciente de não indicar validamente um candidato. No segundo, pode não haver intenção de anular o voto.

Também convém distinguir voto nulo, voto em branco e abstenção, pois são atos diferentes, ainda que possam produzir consequências eleitorais semelhantes em determinados sistemas.

A questão principal é saber se a anulação deliberada constitui uma omissão moralmente censurável.

Os documentos pontifícios examinados não apresentam uma condenação universal e expressa do voto nulo, tal como se conhece nos sistemas eleitorais contemporâneos.

Por isso, não se pode atribuir aos Papas uma sentença que eles não formularam.

Entretanto, os princípios da doutrina social permitem uma avaliação moral.

Se a anulação representa uma recusa injustificada de cumprir um dever importante, ela pode participar da mesma desordem moral da omissão culpável.

Se, ao contrário, decorre de uma impossibilidade moral seriamente examinada de apoiar as alternativas existentes, não se pode classificá-la automaticamente como pecado grave.

Isso não significa que toda alegação de impossibilidade moral seja correta.

A consciência pode estar mal-formada, e o discernimento prudencial pode ser equivocado.

Cabe examinar concretamente os motivos, as alternativas disponíveis e a obrigação moral efetiva.

Assim, a condenação indiscriminada do voto nulo seria tão imprecisa quanto sua justificação automática.

 

10.              O problema dos candidatos moralmente imperfeitos

 

Uma dificuldade recorrente surge quando nenhum candidato corresponde integralmente aos princípios desejáveis.

A doutrina não permite concluir que qualquer imperfeição de um candidato torna obrigatoriamente ilícito votar nele.

Também não permite supor que o apoio a um candidato seja moralmente aceitável independentemente de seus compromissos e propostas.

É necessário distinguir os defeitos pessoais, os erros prudenciais em questões administrativas e as posições que contrariam gravemente a lei moral.

Além disso, é importante determinar o motivo pelo qual o eleitor considera determinado candidato.

A escolha de uma alternativa que possua defeitos não significa necessariamente aprovação de todos eles.

Porém, essa distinção não elimina a necessidade de examinar a cooperação com o mal, a intenção do eleitor e os efeitos razoavelmente previsíveis do apoio prestado.

Uma pessoa não pode justificar a escolha deliberada do mal simplesmente alegando que espera produzir um bem posterior.

Da mesma maneira, não é correto afirmar que a existência de qualquer defeito moral em todas as alternativas torna a abstenção automaticamente obrigatória.

A questão deve ser analisada a partir dos princípios da moral católica, sem transformar preferências políticas em mandamentos religiosos.

 

11.              Quando a omissão se torna gravemente pecaminosa?

 

A teologia moral católica distingue o pecado grave considerado objetivamente da responsabilidade subjetiva de uma pessoa concreta.

Para existir pecado mortal, devem concorrer simultaneamente três condições:

1.       Matéria grave.

2.       Pleno conhecimento da gravidade moral do ato.

3.       Consentimento suficientemente livre e deliberado.

 

Essa doutrina está sintetizada no Catecismo da Igreja Católica, números 1857–1859.

“1857. Para que um pecado, seja mortal são requeridas três condições ao mesmo tempo: “É pecado mortal todo pecado que tem como objeto uma matéria grave, e que, além disso, é cometido com plena consciência e deliberadamente.”

1858. A matéria grave é precisada pelos dez mandamentos, segundo a resposta de Jesus ao jovem rico: “não cometerás homicídio, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não prejudicarás ninguém, honra teu pai e tua mãe” (Mc 10,19). A gravidade dos pecados é maior ou menor: um assassinato é mais grave que um roubo. A qualidade das pessoas lesadas é levada também em consideração. A violência exercida contra os pais é bem mais grave que contra um estranho.

1859. O pecado mortal requer pleno conhecimento e pleno consentimento. Pressupõe o conhecimento do caráter pecaminoso do ato, de sua oposição à lei de Deus. Envolve também um consentimento suficientemente deliberado para ser uma escolha pessoal. A ignorância afetada e o endurecimento do coração não diminuem, antes aumentam, o caráter voluntário do pecado.”

 

Santa Sé / Catecismo da Igreja Católica. Brasília: Edições CNBB, 5ª ed., 2022.

No tema eleitoral, a simples constatação de que alguém se absteve ou anulou o voto não demonstra, por si só, que essas três condições se encontram presentes.

É preciso estabelecer, antes de tudo, se existia um dever moral grave efetivamente negligenciado.

Depois, deve-se considerar o conhecimento e a liberdade com que a pessoa agiu.

É possível que uma abstenção represente indiferença culpável diante de obrigações importantes. Também é possível que a pessoa tenha agido sob impedimentos, com dúvidas razoáveis ou diante de alternativas cuja avaliação exigia um discernimento complexo.

Pio XII não ensinou que toda pessoa que se abstivesse, em qualquer circunstância, deveria ser considerada individualmente em estado de pecado mortal.

Seu pronunciamento de 1948 declarou a gravidade da abstenção nas condições específicas daquela eleição.

A aplicação dessa advertência a outras situações deve respeitar as regras gerais da moral católica.

 

12.              A responsabilidade não termina nas urnas

 

Outro equívoco consiste em reduzir a responsabilidade política ao ato eleitoral.

A doutrina tradicional considera a participação dos fiéis na vida pública de maneira mais ampla.

A formação cristã das famílias, a educação, o exercício honesto das profissões, a proteção dos mais vulneráveis, a atuação em instituições sociais e a defesa pública da verdade também pertencem a esse campo.

São Pio X, em Il fermo proposito, apresenta uma concepção abrangente da ação católica em favor da sociedade.

Desse modo, mesmo aquele que possui razões moralmente justificáveis para não apoiar candidatos em determinada eleição não fica dispensado de toda responsabilidade pelo bem comum.

Por outro lado, o simples comparecimento às urnas não esgota os deveres do cidadão cristão.

A ação política deve integrar uma vida orientada à verdade, à justiça e à caridade.

 

13.              A diferença entre princípio permanente e aplicação prudencial

 

A comparação dos documentos permite estabelecer uma distinção teológica decisiva.

Princípio permanente: o católico tem o dever de contribuir para o verdadeiro bem comum, respeitando a lei de Deus e os direitos da Igreja.

Aplicação prudencial: determinar como esse dever deve ser cumprido em uma eleição concreta exige considerar as circunstâncias históricas, as alternativas disponíveis, os riscos morais e as consequências previsíveis.

Essa distinção explica por que a Santa Sé pôde proibir determinadas participações eleitorais no século XIX e exigir energicamente a participação em uma eleição específica no século XX.

Não ocorreu necessariamente uma mudança do princípio moral fundamental. As circunstâncias e os juízos práticos sobre os meios adequados eram diferentes.

Ignorar essa distinção pode levar a duas interpretações equivocadas.

A primeira transforma orientações pontifícias contextualizadas em regras universais para todas as eleições.

A segunda utiliza a existência de exceções históricas para negar qualquer responsabilidade moral pela omissão política.

Nenhuma das interpretações corresponde adequadamente ao conjunto dos documentos estudados.

14.              Critérios para um exame de consciência eleitoral

 

À luz dos princípios examinados, a pessoa pode orientar seu discernimento pelas seguintes perguntas:

 

·       Estou considerando sinceramente o bem comum, ou apenas minha conveniência particular?

·       Procurei conhecer suficientemente as alternativas existentes?

·       Estou distinguindo princípios morais fundamentais de preferências políticas?

·       Minha decisão nasce de convicção prudente ou de indiferença?

·       Reconheço as consequências previsíveis da minha escolha ou omissão?

·       Estou pretendendo apoiar algo contrário à lei moral?

·       Existe um meio moralmente lícito de contribuir para o bem comum que ainda não considerei?

·       Minha consciência foi formada pelo estudo, pela oração e pela orientação moral adequada?

 

Essas perguntas não substituem o julgamento prudencial concreto, mas ajudam a evitar decisões superficiais.

 

Conclusão

 

O estudo dos documentos pontifícios permite formular uma conclusão equilibrada e suficientemente firme.

A vida política pertence ao campo da responsabilidade moral cristã. O católico não pode considerar os assuntos públicos inteiramente alheios aos seus deveres de justiça e caridade.

A participação nas eleições pode constituir uma obrigação moral grave quando circunstâncias relevantes tornam necessário contribuir por esse meio para a defesa do bem comum.

Pio XII demonstrou expressamente essa possibilidade ao condenar, nas circunstâncias eleitorais italianas de 1948, a abstenção motivada especialmente por indolência ou covardia.

Porém, a história da própria disciplina eclesiástica demonstra que a abstenção não é intrinsecamente pecaminosa em toda situação.

A existência do Non expedit e as orientações de Leão XIII e São Pio X impedem generalizações absolutas.

Quanto ao voto nulo intencional, a documentação examinada não oferece uma condenação universal específica. Sua avaliação deve, portanto, ser realizada pela aplicação dos princípios gerais da moral, considerando a obrigação concreta, os motivos e as circunstâncias.

A lição central não consiste em exigir o voto a qualquer custo, nem em justificar a omissão por simples insatisfação política.

Consiste em reconhecer que a consciência católica não pode ser indiferente à justiça, aos direitos de Deus, à proteção da sociedade e ao verdadeiro bem comum.

A gravidade moral da abstenção não nasce simplesmente da ausência de um voto, mas da possível violação de um dever que, em determinadas circunstâncias, pode ser realmente grave.


Bibliografia documental

 

1. Leão XIII — Immortale Dei (1º de novembro de 1885). Especialmente nn. 43–46, sobre a participação dos católicos nos assuntos públicos.

https://www.vatican.va/content/leo-xiii/en/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_01111885_immortale-dei.html

 

2. Leão XIII — Libertas (20 de junho de 1888). Especialmente nn. 44–45, sobre a legitimidade de formas de governo e a participação nos assuntos públicos.

https://www.vatican.va/content/leo-xiii/en/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_20061888_libertas.html

 

3. Leão XIII — Sapientiae Christianae (10 de janeiro de 1890). Especialmente nn. 28–33, sobre os deveres dos católicos enquanto cidadãos.

https://www.vatican.va/content/leo-xiii/en/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_10011890_sapientiae-christianae.html

 

4. Leão XIII — Quale debba (14 de maio de 1895). Carta sobre a participação dos católicos italianos nas eleições políticas e a disciplina do Non expedit.

https://www.vatican.va/content/leo-xiii/it/letters/documents/hf_l-xiii_let_18950514_quale-debba.html

 

5. São Pio X — Il fermo proposito (11 de junho de 1905). Sobre a ação dos católicos na sociedade e as disposições relativas à participação política.

https://www.vatican.va/content/pius-x/it/encyclicals/documents/hf_p-x_enc_11061905_il-fermo-proposito.html

 

6. Pio XII — Una ben intima gioia (10 de março de 1948). Discurso aos párocos e ao clero de Roma, seção sobre os graves deveres do momento.

https://www.vatican.va/content/pius-xii/it/speeches/1948/documents/hf_p-xii_spe_19480310_intima-gioia.html

 

7. Acta Apostolicae Sedis, vol. 40 (1948), p. 119. Publicação oficial do pronunciamento de Pio XII.

https://www.vatican.va/archive/aas/documents/AAS-40-1948-ocr.pdf

 

8. Acta Sanctae Sedis, vol. XIX (1886–1887), p. 95. Comunicação de 30 de julho de 1886, contendo referência às respostas da Sagrada Penitenciaria de 1883.

https://www.vatican.va/archive/ass/documents/ASS-19-1886-87-ocr.pdf

 

9. Catecismo da Igreja Católica, nn. 1750–1756 e 1857–1860. Sobre a moralidade dos atos humanos e as condições do pecado mortal.

https://www.vatican.va/content/dam/wss/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap1_1699-1876_po.html