Quem está por trás do Rezar em Latim sou eu, Mateus Kryszczun. Moro na cidade de Formosa, interior de Goiás.
Sempre fui católico, porém, o interesse pelo latim iniciou há uns 6 anos quando conheci e passei a frequentar o Mosteiro Beneditino Nossa Senhora da Ternura em minha cidade. Embora fosse celebrada no rito novo, os cânticos, orações e várias partes da Santa Missa eram em latim.
Isso fez nascer um certo interesse por esta língua, para responder e rezar as principais orações da Santa Missa, como o Pai Nosso, Credo, Glória e Santo.
Com o tempo, esse interesse foi aumentando e comecei estudar outras orações, mas estava tendo dificuldade no aprendizado e memorização das mesmas.
Um dos ensinamentos que trago é que se você quer realmente aprender qualquer coisa, a melhor maneira de aprender, é ensinando. Dificilmente vai esquecer.
Apliquei isso ao aprendizado do latim, criando um perfil no Instagram para ensinar as orações na língua latina, pois, dessa forma, ao preparar o conteúdo, inevitavelmente acabaria aprendendo.
Esse foi o embrião do Rezar em Latim. Surgiu despretensiosamente, com a primeira postagem em 13 de dezembro de 2021, apenas como uma ferramenta que utilizei para forçar o meu aprendizado do latim.
Só que aos poucos, o Instagram foi encontrando uma base de seguidores que se interessavam pelo aprendizado do latim e pelo conteúdo que eu estava postando.
Percebia isso pelo número de seguidores que aos poucos ia aumentando, os vídeos começaram a ter mais visualizações, curtidas e eventualmente recebia uma mensagem de apoio, dizendo que o que eu estava fazendo era importante e pedindo para continuar.
Mesmo assim, era um alcance muito pequeno, mas sempre lembrava do motivo que me levou a criar esse perfil: eu mesmo aprender latim. Dessa maneira, continuei postando e foram chegando mais e mais seguidores e o Rezar em Latim cresceu!
Criei uma página no Facebook, depois surgiu a conta no TikTok, mais para frente veio o canal no Youtube e agora temos este site. É uma forma de estar presente e evangelizar em vários ambientes e plataformas.
E o alcance das publicações foi aumentando, bem como o número de seguidores.
Com a chegada de novos seguidores, vieram também novas demandas, pedindo para postar vídeos de outras orações, para criar um curso de latim, ensinar música e isso me obrigou a estudar mais profundamente essa língua e não apenas decorar, como vinha fazendo.
Atualmente estudo a gramática latina e a cada dia que passa, estou mais apaixonado por essa língua que a Igreja Católica fez chegar até nós. Uma língua sagrada, que foi sendo adaptada e lapidada na teologia, nas orações, na liturgia e nas celebrações desde os primórdios da Igreja.
Hoje, percebo que tenho uma missão, que nasceu sem jamais a tivesse imaginado, mas que a abracei e a carrego com seriedade: levar o conhecimento do Latim, das Orações Tradicionais, da Missa Antiga e da Tradição da Igreja ligada ao Latim para o maior número possível de pessoas.
Desejo que o Rezar em Latim seja apenas um simples meio para nos aproximar de Deus e da tradição herdada da Santa Igreja Católica, mas que a verdadeira graça, seja viver de forma autêntica a nossa fé, abrindo nosso coração ao Senhor para receber suas bênçãos e experimentar um encontro íntimo com Deus.
Formosa – GO, 18 de julho do ano do Senhor de 2023.
Rezar em Latim.